Teste pesquisa mutações em 19 genes associados ao câncer de próstata hereditário 

Por: Fleury Medicina e Saúde​​​​​ 

 

A história familiar de câncer de próstata configura um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento dessa neoplasia. A presença de irmão ou pai com a doença aumenta o risco em 3 e 2,3 vezes, respectivamente, o qual é inversamente relacionado à idade do parente afetado. Ademais, estima-se que de 5% a 10% dos casos sejam ocasionados primariamente por fatores genéticos herdados de alto risco ou por genes de suscetibilidade ao câncer de próstata.

Risco relativo de câncer de próstata relacionado à história familiar da doença

Para esclarecer situações clínicas dessa natureza, o Fleury disponibiliza o painel de câncer de próstata hereditário por sequenciamento completo de todas as regiões codificantes e flanqueadoras adjacentes aos éxons de 19 genes relacionados a essa forma da doença.

Vale salientar que o teste faz uma análise criteriosa em busca de variantes patogênicas nos genes, mas não reporta variantes benignas.

O exame utiliza, como método, o sequenciamento de nova geração (NGS), que tem a vantagem de analisar múltiplos genes de maneira simultânea e inclui aqueles com riscos relativos associados bem definidos, a exemplo de BRCA1 e BRCA2, assim como genes de penetrância moderada, com associação causal mais fraca ou pouco estudada.

Convém ponderar que o painel multigênico para câncer de próstata hereditário deve ser oferecido apenas para determinados pacientes e que seus resultados requerem uma interpretação dentro de um processo de aconselhamento genético.

Ficha técnica

Painel de câncer de próstata hereditário

Amostra: sangue

Método: NGS

Genes analisados: ATM, ATR, BRCA1, BRCA2, BRIP1, CHEK2, EPCAM, HOXB13, MLH1, MRE11A, MSH2, MSH6, NBN, PALB2, PMS2, PTEN, RAD51C, RAD51D e TP53

Prazo do resultado: 20 dias, acompanhado por relatório interpretativo

Células de câncer de próstataCélulas de câncer de próstata.



Assessoria Médica

Genética

Dr. Caio Robledo Costa Quaio
[email protected]

Dr. Carlos Eugênio Fernandez de Andrade
[email protected]

Dr. Wagner Antonio da Rosa Baratela
[email protected]

​​​​​